SÍMBOLOS RELIGIOSOS COM ATIVIDADES, 5ª E 6ª SÉRÍES

A Cruz de Cristo

A Cruz é um dos principais símbolos do Cristianismo. Para alguns grupos cristãos a Cruz é o símbolo da salvação e da vitória de Cristo sobre a morte. Segundo a crença cristã, Jesus Cristo sofreu a
morte de Cruz para salvar a humanidade.
Ressuscitou vencendo a morte, e a Cruz vazia representa que Ele está vivo para sempre. Os cristãos
acreditam que Jesus deu a sua vida por amor da humanidade. O Cristianismo é tido como a religião do amor. O principal mandamento de Jesus para os seus seguidores é: “Amai-vos uns aos outros assim com eu vos amei, e nisto todos saberão que vos sois os meus discípulos”.




Yin e yang


O Taoísmo é uma das religiões da China.
Tao significa “o caminho”. O símbolo do yin e yang representa o movimento das duas energias presentes no Universo, são também as duas polaridades: masculino/feminino, positivo/negativo, quente/frio, razão/intuição, luz/escuridão. O Taoísmo busca o equilíbrio ou a harmonia com todos os seres do Universo.






A Roda da Lei

A Roda da Lei é o símbolo do Budismo, simboliza o ciclo de renascimento, chamado
dharma, que segundo os seguidores desta religião, Buda colocou em movimento. O Budismo ensina que devemos ter compaixão por todos os seres.





Estrela de Davi

A estrela de Davi, de seis pontas, ou selo de Salomão, é um dos símbolos do Judaísmo e fulgura na bandeira do Estado de Israel. Era a forma do acampamento usado como estratégia militar para proteger o tabernáculo durante a peregrinação pelo deserto do povo hebreu, a qual foi conduzida pelo profeta Moisés. O tabernáculo era armado no centro desse acampamento, nele ficava a arca da aliança que simbolizava a presença de Deus Javé. Em cada ponta ficavam duas tribos para proteger o tabernáculo de possíveis invasores e assaltantes que também viajavam pela região. O Judaísmo enfatiza a necessidade de ser justo. A justiça como atitude de vida deve estar vinculada à prática da caridade.


Lua crescente

O hilal, lua crescente, é o símbolo do Islamismo, tem relação com o calendário lunar que ordena a vida religiosa dos muçulmanos. O Islamismo é uma religião
que propaga uma irrestrita submissão e fidelidade a Deus e aos compromissos assumidos.




OM - o som sagrado

O OM representa a perfeição, é o som sagrado para os seguidores do Hinduísmo.
Assim como a cor branca é a reunião de todas as cores, o OM é a reunião de todos os sons, é a semente de todas as preces ou orações. O “3” representa os poderes cósmicos da criação, preservação e
destruição para que haja a renovação da vida; o “0” representa o silêncio interior necessário para que uma pessoa possa alcançar a experiência de Deus. Os seguidores do Hinduísmo buscam a união com o TODO, através do yoga.
O símbolo do som sagrado OM, é também usado pelos seguidores do Budismo.



ATIVIDADES

1) Crie um cartaz com alguns símbolos descritos no texto acima indicando a religião e o significado dos mesmos.

2) Faça uma pesquisa para saber que tradições religiosas identificamos símbolos abaixo, descreva também os seus significados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Cadastre seu e-mail e receba nossas atualizações

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner